sexta-feira, 5 de junho de 2015

Riscos do check-in

Olá, pessoal.

Talvez vocês não saibam ao certo o que significa o termo check-in, mas muito provavelmente costumam fazer isso em redes sociais virtuais.

Para esclarecer.. "fazer check-in" significa, basicamente, compartilhar sua localização com seus contatos. Ou seja, quando você faz check-in em determinado lugar, você compartilha sua localização com seus contatos. 

Por exemplo, você faz check-in quando vai ao shopping e publica em uma rede social "cineminha no Shopping" ou vai a um restaurante e resolve elogiar a comida que escolheu, publicando em uma aplicação como Facebook, Foursquare, Yelp ou alguma outra.

Assim, você pode recomendar lugares que achou interessante, informar que o serviço de um estabelecimento não é tão bom, analisar a avaliação de outros usuários sobre locais e aproveitar outros benefícios.

No entanto, "nem tudo são flores". Quando você faz check-in, todos que tenham acesso a esta informação, saberão que você está por lá. E algumas destas pessoas podem não ser tão bem intencionadas quanto você imagina.

Uma noticia recente, publicada em 05/06/2015, demonstrou os riscos disto: o Estado Islâmico, que normalmente utiliza redes sociais para recrutar aliados e transmitir suas "vitórias" ao mundo, publicou uma foto de um centro de comando. Ok, até aí nada "fora do normal" a não ser pelo fato de que a geolocalização da aplicação na qual a foto foi publicada estava ativada. O resultado disso? Em menos de 24 horas, aviões dos Estados Unidos bombardearam o local.

O blog Kaspersky Lab alertou sobre alguns dos perigos do check-in e compartilhou alguns alertas dicas que podem nos ajudar a utilizar a funcionalidade de forma mais segura:

  • Publicar endereços:  Se publicar o local que você está já te coloca em risco.. quando você está em sua casa ou na casa de seus amigos e divulga a localização destas, expõe você e seus entes queridos a roubos ou algo pior.
  • Informar que não está em casa: Caso já tenha informado seu endereço e faça check-in em outro lugar, pode dar margem para que criminosos conectados invadam sua casa.
  • Compartilhar fotos de itens de valor: Quando você publica a imagem de itens valiosos (e já publicou seu endereço), também pode chamar atenção negativamente e 'atrair' roubos.
  • Permitir que crianças façam check-in: Para garantir uma maior segurança para os pequenos, evite que eles revelem por onde andam. Se a criança faz check-in em lugares como escola, cinema ou em casa, estão se colocando em perigo.

Para utilizar as aplicações com maior segurança, devemos:

  • Fazer check-in apenas em redes nas quais compartilha informações apenas com um grupo pequeno de amigos próximos.
  • Não ativar, ou desativar, a função de geolocalização incluída em Instagram, Twitter e Facebook e não “linkar” suas contas de Foursquare e Twitter.
  • Se tem filhos, explicar como usar as aplicações e a importância de que nunca divulguem onde estão pelas redes sociais, seja através de informação GPS ou atualizações de status.
E vocês? Fazem check-in? Já consideraram os riscos de utilizar a funcionalidade?



Fontes:
Fazer check in nas redes sociais pode facilitar a ação de bandidos http://globotv.globo.com/eptv-sp/bom-dia-cidade-campinaspiracicaba/v/fazer-check-in-nas-redes-sociais-pode-facilitar-a-acao-de-bandidos/2774233/

Foto postada online entrega localização de base do Estado Islâmico http://olhardigital.uol.com.br/noticia/foto-postada-online-entrega-localizacao-de-base-do-estado-islamico/48984

Os Perigos do ‘Check In’ https://blog.kaspersky.com.br/os-perigos-do-check-in/505/

2 comentários:

  1. Por mais que isso aconteça, essas "novas" maneiras de uso em redes sociais só tem aumentado e com isso, de certa maneira, também tem aumentado o risco à própria segurança de cada indivíduo. Temos que saber limitar esse uso, isso é o que falta. E, em quase todas, ou melhor, todas as redes sociais há uma função nas configurações de cada conta em relação à privacidade de suas atividades. Ou seja, cabe a cada um saber utilizar, né mesmo? Gostei do texto, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Você tem razão. Realmente, a exposição aumenta, o risco aumenta, mas sempre existem formas de mitigá-lo.. reduzir seus impactos. Acredito que o primeiro passo para a segurança é compreender que o risco existe (até porque, enquanto acharmos que ele não existe, não tomaremos medidas preventivas). E, obviamente, conhecer bem as funções dos equipamentos/aplicativos que usamos... sermos curiosos (e até um pouco chatos) buscando informações, alterando configurações, etc.

      Excluir