domingo, 7 de junho de 2015

Danos causados pelo excesso de Informações em redes sociais

Já abordamos aqui alguns riscos aos quais podemos estar submetidos quando fazemos "check-in" em redes sociais, mas este, sem duvidas, não é um dos únicos perigos da superexposição nas redes sociais.

Vamos ver algumas notícias que servem como exemplos?

No Texas (EUA), uma jovem foi demitida antes mesmo de começar a trabalhar, graças a uma publicação em seu Twitter. Um dia antes do primeiro dia no novo emprego, ela fez um comentário nada animado.

Segundo retuíte, a jovem teria publicado:
"Eu começo essa 'merda' de trabalho amanhã" 

Certamente ela não esperava que o dono na pizzaria em que iria trabalhar visse o tuíte (e não ficasse nenhum um pouco feliz com isso). Na manhã seguinte, seu futuro/ex-chefe utilizou a própria rede social para demiti-la: "Não, você não começa trabalhar hoje! Eu simplesmente demiti você! Boa sorte para você, sem dinheiro e sem trabalho."

Mais um caso em que a demissão aconteceu antes mesmo do inicio das atividades... Após algum tempo procurando emprego, Kaitlyn Walls, mãe solteira aos 27 anos, foi aprovada para trabalhar em uma creche. No entanto, antes de começar no emprego, ela fez uma publicação em seu Facebook que acabou custando o seu novo emprego. A postagem dizia:  “Hoje eu começo no meu novo emprego, mas eu absolutamente odeio trabalhar em creche.”.

Não demorou muito para que essa publicação chegasse aos donos da creche e, antes mesmo de começar a trabalhar, Kaitlyn foi demitida. Ela até tentou se retratar, publicando novamente em seu Facebook:

“Cara, o que aconteceu foi um grande erro. Estou muito triste com tudo isso.
Eu me sinto uma derrotada, fico aqui olhando para a minha filha, sem saber o que fazer.
Fico com muito medo de não conseguir um emprego para sustentar a minha filha”.

Perder o emprego não é o único problema que pode acontecer por causa de postagens em redes sociais (inclusive existem pesquisas - e exemplos - que comprovam (?) que redes sociais destroem relacionamentos). No Brasil, mais especificamente em Ribeirão Preto (SP), uma segurada que recebia auxílio-doença do INSS por alegar depressão grave perdeu o beneficio após postagens em seu Facebook.

Entre abril e julho de 2014, a mulher publicou registros fotográficos com legendas como "não estou me aguentando de tanta felicidade", "se sentindo animada" e "obrigada, Senhor, este ano está sendo mais que maravilhoso". De acordo com a Advocacia-Geral da União, as postagens demonstravam que ela estava apta a voltar ao trabalho. O laudo médico foi revisto e ela perdeu o benefício.

Um caso mais divulgado e, certamente mais grave, aconteceu em 2014 também no Brasil. Após ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra, cujo retrato falado foi publicado em uma página no Facebook, uma mulher foi espancada e morta em São Paulo. 

Retrato falado que motivou as agressões

O retrato falado havia sido feito por policiais, em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte do Rio. A morte da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, motivou a criação de um projeto de lei que, se aprovado, irá alterar o Decreto nº 2.848 do Código Penal para instituir incitação virtual como crime, ou seja, que puna emissores de falsas informações em perfis da internet. 


E você? Quais cuidados toma com suas postagens? Como você avalia as informações que divulga em suas redes sociais? Já teve algum prejuízo por conta de informações publicadas? Avalia a veracidade de informações antes de compartilhar com seus contatos? Deixe suas opiniões nos comentários!


Fontes:
INSS corta auxílio por depressão a mulher que pôs foto 'feliz' na web http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1638471-inss-corta-auxilio-por-depressao-a-mulher-que-pos-foto-feliz-na-web.shtml

Redes sociais destroem relacionamentos: está comprovado! http://hypescience.com/redes-sociais-relacionamentos/

Mulher morta após ser linchada pode dar nome a lei no Congresso http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-morta-apos-ser-linchada-pode-virar-nome-de-lei-no-congresso.html

Mulher morta após boato em rede social é enterrada em Guarujá, SP http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-morta-apos-boato-em-rede-social-e-enterrada-nao-vou-aguentar.html

Mãe solteira perde o emprego depois de uma postagem em seu Facebook http://www.mundogp.com.br/mae-solteira-perde-o-emprego-depois-de-uma-postagem-em-seu-facebook/

Adolescente perde emprego antes mesmo de começar por comentário no Twitter http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/10/adolescente-perde-emprego-antes-mesmo-de-comecar-por-comentario-no-twitter.htm#fotoNav=1

Após um ano da morte de dona de casa, família continua devastada http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/ha-um-ano-dona-de-casa-era-espancada-no-guaruja-apos-boato-em-rede-social/?cHash=070fac970a6766573959a503564890be


0 comentários:

Postar um comentário