domingo, 1 de novembro de 2015

Cartilha de Segurança para Internet


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), disponibiliza um material bem bacana sobre segurança na internet, é a Cartilha de Segurança para Internet, disponível em http://cartilha.cert.br/seguranca/.

Bastante didática, a Cartilha aborda temas como:

- Segurança na internet
- Golpes na internet
- Ataques na internet
- Códigos maliciosos
- Spam
- Mecanismos de segurança
Contas e senhas
- Criptografia
- Uso seguro da internet
- Privacidade
- Segurança de computadores
- Segurança de dispositivos móveis


Dentre os assuntos abordados, destaco “Contas e Senhas”, principalmente as orientações sobre a elaboração de uma senha forte, segura. Então, caso bata aquela preguiça... e falte coragem de ler todo o material (que aliás é o ideal), sugiro a você que vá direto ao capitulo 8 da Cartilha. Mas se a preguiça for mesmo grande dê um “duplo mortal carpado” direto para o item 8.2, é aqui que você vai conseguir dicas importantes sobre a elaboração de uma senha eficiente, com utilização de números aleatórios, caracteres de tipos diferentes, utilização de frases de base... entre outras técnicas.

Para complementar as informações da Cartilha, eu sugiro uma visita à Central de Proteção e Segurança da Microsoft, assim é possível fazer testes sobre a segurança da senha que se pretende utilizar. Fica a dica de que a senha testada não precisa ser a que efetivamente será utilizada.

Agora se você estiver muito cansado, meio perdido, sem saber o que fazer para garantir a segurança da sua senha... deixa nos comentários o seu nome de usuário, sua senha e onde você utiliza essa senha... vou dar uma olhada e te digo se é seguro ou não.

Por enquanto, é isso. “Vida longa e prospera!

2 comentários:

  1. E tem gente faturando em cima dessa preguiça de criar senhas: http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/garota-gera-e-vende-senhas-realmente-seguras-e-aleatorias-por-us-2-na-web-51553/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. E olha que o método para criação de senha é relativamente simples. Dá uma olhada: http://sociedadedoispontozero.blogspot.com.br/2015/11/diceware.html

      Excluir