terça-feira, 29 de setembro de 2015

C.C.É.ACM* - SEÇÃO 1 - IMPERATIVOS MORAIS GERAIS

 * Código de Conduta Ética da ACM

Como um membro da ACM eu vou...


1.1 - Contribuir para a sociedade e o bem-estar humano.
Este princípio é em relação à qualidade de vida de todas as pessoas. Ele afirma a obrigação de proteger os direitos humanos fundamentais e respeitar a diversidade de todas as culturas. Um objetivo essencial dos profissionais de computação é a de minimizar as consequências negativas dos sistemas de computação, incluindo ameaças a saúde e a segurança. Ao projetar ou implementar sistemas, os profissionais devem tentar garantir que os produtos de seus esforços serão utilizados de maneira socialmente responsável, que atenderá às necessidades sociais e evitar efeitos prejudiciais a saúde e ao bem-estar.
Além de um ambiente social seguro, o bem-estar humano inclui um ambiente natural seguro.
Portanto, os profissionais que projetam e desenvolvem sistemas devem estar alertas, e cientes, a qualquer dano potencial de computação ao meio ambiente local ou global.

1.2 - Evitar danos a outros.
Este princípio proíbe o uso da tecnologia de computação de forma que cause danos aos usuários, empregados, empregadores, ao público em geral. Ações nocivas que incluem destruição ou modificação intencional de arquivos e programas que conduzam séria perda de recursos e gastos desnecessários de recursos humanos, por exemplo: tempo e esforço para purgar do sistema um “vírus de computador”. (*Mais informações no link abaixo)

1.3 – Ser honesto e confiável
Honestidade é um componente essencial da confiança. Sem confiança uma organização não pode funcionar de forma eficaz. O profissional de computação honesto não vai fazer reivindicações deliberadamente falsas ou enganosas sobre um projeto de sistema ou sistema, mas em vez disso irá fornecer a divulgação completa de todas as limitações do sistema pertinentes e problemas.
O profissional de computação tem o dever de ser honesto sobre suas próprias qualificações e sobre quaisquer circunstâncias que possam levar a conflitos de interesse. (*Mais informações no link abaixo)

1.4 - Ser justo e não ser agir de forma discriminatória.
Os valores de igualdade, tolerância, respeito aos outros e os princípios de justiça a todos é o que fala esse imperativo. A discriminação com base na raça, sexo, religião, idade, necessidade especial, nacionalidade ou outros fatores é uma violação explícita da política da ACM e não será tolerado. (*Mais informações no link abaixo)

1.5 – Respeitar os direitos de propriedade, incluindo os direitos autorais e de patentes. 
de direitos autorais, patentes, segredos comerciais e os termos dos acordos de licença é proibida por lei na maioria das circunstâncias. Mesmo quando o software não está protegido dessa forma, essas violações são contrárias ao comportamento profissional. Cópias do software devem ser feitas somente com a devida autorização. A duplicação não autorizada de materiais não deve ser tolerada.

1.6 – Dar o crédito apropriado para a propriedade intelectual.
Profissionais da computação são obrigados a proteger a integridade da propriedade intelectual. Especificamente, não se deve tomar o crédito pelas ideias de outros ou de trabalho, mesmo em casos em que o trabalho não está explicitamente protegido por direitos autorais, patentes, etc.

1.7 – Respeitar a privacidade dos outros.
Computação e tecnologia de comunicação permite a recolha e o intercâmbio de informações pessoais em uma escala sem precedentes na história da civilização. Assim, há um aumento potencial de violar a privacidade dos indivíduos e grupos. É da responsabilidade dos profissionais manter a privacidade e a integridade dos dados que descrevem indivíduos. Isso inclui tomar precauções para garantir a precisão dos dados, bem como protegendo-o contra o acesso não autorizado ou divulgação acidental de indivíduos inadequados. Além disso, os procedimentos devem ser estabelecidos para permitir aos indivíduos rever seus registros e corrigir imprecisões. (*Mais informações no link abaixo)

1.8 – Respeitar a confidencialidade.

O princípio da honestidade se estende a questões de confidencialidade de informações sempre que alguém faz uma promessa explícita de honrar a confidencialidade ou, implicitamente, quando informações privadas não diretamente relacionados com o desempenho de seus deveres se torna disponível. A preocupação ética é respeitar todas as obrigações de confidencialidade para os empregadores, clientes e usuários, a menos descarregada a partir de tais obrigações por exigências da lei ou outros princípios deste Código.

Link: https://www.acm.org/about/code-of-ethics

0 comentários:

Postar um comentário