terça-feira, 29 de setembro de 2015

ACM - Association for Computing Machinery



Ou Associação para Maquinaria da Computação(trad. literal).



Em seu site a ACM se declara como a mais educacional e científica sociedade de computação do mundo, oferecendo recursos que promovem a computação tanto como uma ciência como uma profissão. ACM fornece uma biblioteca digital vasta, publicações de ponta, conferências e recursos da carreira para seus membros e profissionais da computação.

Site: https://www.acm.org/

Nesse site vemos publicações, seus membros, conferências, centros de aprendizagem, etc.
Entre essas coisas encontramos o Code of Ethics and Professional Conduct  que foi adotada pelo conselho da ACM em 16 de outubro de 1992.

Esse código é um compromisso de conduta profissional ética esperada de cada membro(membro votante, associados e estudantes) da Association for Computing Machinery.
Consiste de 24 imperativos formulados como declarações de responsabilidade pessoal identificando-os como um compromisso.

Podemos dividir o código em 4 seções onde:
Na primeira seção são descritas condutas éticas consideradas fundamentais.
Na segunda seção encontramos algumas mais específicas.
Na terceira seção as condutas são mais específicas para pessoas que possuem um papel de liderança seja em um traabalho remunerado ou voluntário(como em organizações como a ACM).
Na quarta seção encontramos príncipios que envolvem o cumprimento deste código.

Esse código se destina , primeiro, a servir como base para tomada de decisão ética na condução do trabalho profissional. Segundo, ele pode servir como uma base para julgar alguma queixa formal relativo à violação de ética profissional.

Os imperativos da seção 1 não citam a computação especificamente pois são expressas de uma forma geral para enfatizar que esses príncipios éticos que se aplicam a ética de computador são derivados de princípios éticos mais gerais.

É entendido que algumas palavras e frases estão sujeitas a interpretações divergentes e que qualquer príncipio ético pode entrar em conflito com outros. Essas questões podem ser melhor respondidas se considerarmos primeiramente os principios fundamentais, descartando a necessidade de regulamentos muito detalhados.

Fonte: https://www.acm.org/about/code-of-ethics

0 comentários:

Postar um comentário