quarta-feira, 30 de setembro de 2015

C.C.É.ACM* - SEÇÃO 2 - RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS MAIS ESPECÍFICAS


Como um profissional de computação ACM eu vou ....



2.1 - Esforçar-me para alcançar a maior qualidade, eficácia e dignidade, tanto no processo e nos resultados do trabalho profissional.
Excelência é, talvez, a obrigação mais importante de um profissional. O profissional de computação deve se esforçar para alcançar qualidade e estar ciente das graves consequências negativas que podem resultar de má qualidade em um sistema.

2.2 - Adquirir e manter competência profissional.
Excelência depende de indivíduos que tomam a responsabilidade de adquirir e manter a competência profissional. Um profissional deve participar na definição de padrões para níveis apropriados de competência, e se esforçam para alcançar esses padrões. Atualizar conhecimentos técnicos e competência pode ser conseguido de várias maneiras: fazendo estudo independente; participando de seminários, conferências ou cursos; e estar envolvido em organizações profissionais.

2.3 - Conhecer e respeitar as leis existentes relativas ao trabalho profissional.
Membros da ACM devem obedecer as leis do local, estado, província existente, nacional e as leis internacionais. Políticas e procedimentos das organizações em que se participa também devem ser obedecidas. Mas o cumprimento deve ser equilibrado com o reconhecimento de que as leis e regras existentes, por vezes, pode ser imorais ou inadequadas e, portanto, devem ser desafiada. Violação de uma lei ou regulamento pode ser ético quando essa lei ou regra tem base moral inadequada ou quando ela entra em conflito com uma outra lei considerada mais importante. Se alguém decidir violar uma lei ou regra porque ela é vista como antiética, ou por qualquer outro motivo, deve-se aceitar plenamente a responsabilidade por suas ações e pelas consequências.

2.4 Aceitar e fornecer avaliação profissional adequada.

Trabalho profissional de qualidade, especialmente na profissão de computação depende da revisão e crítica profissional. Sempre que apropriado, membros devem procurar e utilizar de revisão pelos pares, bem como fornecer revisão crítica do trabalho dos outros.

2.5 - Dar avaliações abrangentes e completas dos sistemas de computação e seus impactos, incluindo a análise dos possíveis riscos.

Profissionais de informática estão em uma posição de confiança especial, e, portanto, tem uma responsabilidade grande de fornecer avaliações para os empregadores, clientes, usuários e para o público. (Mais no link abaixo)

• Contratos
2.6 - Respeitar acordos e responsabilidades atribuídas

Honrar os compromissos é uma questão de integridade e honestidade. Para o profissional de computação isto inclui assegurar que os elementos do sistema funcionarão como pretendido(Mais no link abaixo).

2.7 - Melhorar a compreensão pública da computação e suas consequências.

Profissionais da computação têm a responsabilidade de compartilhar conhecimento técnico com o público, incentivando a compreensão da computação, incluindo os impactos dos sistemas de computador e suas limitações. Esse imperativo implica a obrigação de combater as falsas opiniões relacionadas à computação.

2.8 – Acessar os recursos de computação e comunicação somente quando autorizado a fazê-lo.

Roubo ou destruição de propriedade móvel e eletrônico é proibido por imperativo 1.2


link: https://www.acm.org/about/code-of-ethics

terça-feira, 29 de setembro de 2015

C.C.É.ACM* - SEÇÃO 1 - IMPERATIVOS MORAIS GERAIS

 * Código de Conduta Ética da ACM

Como um membro da ACM eu vou...


1.1 - Contribuir para a sociedade e o bem-estar humano.
Este princípio é em relação à qualidade de vida de todas as pessoas. Ele afirma a obrigação de proteger os direitos humanos fundamentais e respeitar a diversidade de todas as culturas. Um objetivo essencial dos profissionais de computação é a de minimizar as consequências negativas dos sistemas de computação, incluindo ameaças a saúde e a segurança. Ao projetar ou implementar sistemas, os profissionais devem tentar garantir que os produtos de seus esforços serão utilizados de maneira socialmente responsável, que atenderá às necessidades sociais e evitar efeitos prejudiciais a saúde e ao bem-estar.
Além de um ambiente social seguro, o bem-estar humano inclui um ambiente natural seguro.
Portanto, os profissionais que projetam e desenvolvem sistemas devem estar alertas, e cientes, a qualquer dano potencial de computação ao meio ambiente local ou global.

1.2 - Evitar danos a outros.
Este princípio proíbe o uso da tecnologia de computação de forma que cause danos aos usuários, empregados, empregadores, ao público em geral. Ações nocivas que incluem destruição ou modificação intencional de arquivos e programas que conduzam séria perda de recursos e gastos desnecessários de recursos humanos, por exemplo: tempo e esforço para purgar do sistema um “vírus de computador”. (*Mais informações no link abaixo)

1.3 – Ser honesto e confiável
Honestidade é um componente essencial da confiança. Sem confiança uma organização não pode funcionar de forma eficaz. O profissional de computação honesto não vai fazer reivindicações deliberadamente falsas ou enganosas sobre um projeto de sistema ou sistema, mas em vez disso irá fornecer a divulgação completa de todas as limitações do sistema pertinentes e problemas.
O profissional de computação tem o dever de ser honesto sobre suas próprias qualificações e sobre quaisquer circunstâncias que possam levar a conflitos de interesse. (*Mais informações no link abaixo)

1.4 - Ser justo e não ser agir de forma discriminatória.
Os valores de igualdade, tolerância, respeito aos outros e os princípios de justiça a todos é o que fala esse imperativo. A discriminação com base na raça, sexo, religião, idade, necessidade especial, nacionalidade ou outros fatores é uma violação explícita da política da ACM e não será tolerado. (*Mais informações no link abaixo)

1.5 – Respeitar os direitos de propriedade, incluindo os direitos autorais e de patentes. 
de direitos autorais, patentes, segredos comerciais e os termos dos acordos de licença é proibida por lei na maioria das circunstâncias. Mesmo quando o software não está protegido dessa forma, essas violações são contrárias ao comportamento profissional. Cópias do software devem ser feitas somente com a devida autorização. A duplicação não autorizada de materiais não deve ser tolerada.

1.6 – Dar o crédito apropriado para a propriedade intelectual.
Profissionais da computação são obrigados a proteger a integridade da propriedade intelectual. Especificamente, não se deve tomar o crédito pelas ideias de outros ou de trabalho, mesmo em casos em que o trabalho não está explicitamente protegido por direitos autorais, patentes, etc.

1.7 – Respeitar a privacidade dos outros.
Computação e tecnologia de comunicação permite a recolha e o intercâmbio de informações pessoais em uma escala sem precedentes na história da civilização. Assim, há um aumento potencial de violar a privacidade dos indivíduos e grupos. É da responsabilidade dos profissionais manter a privacidade e a integridade dos dados que descrevem indivíduos. Isso inclui tomar precauções para garantir a precisão dos dados, bem como protegendo-o contra o acesso não autorizado ou divulgação acidental de indivíduos inadequados. Além disso, os procedimentos devem ser estabelecidos para permitir aos indivíduos rever seus registros e corrigir imprecisões. (*Mais informações no link abaixo)

1.8 – Respeitar a confidencialidade.

O princípio da honestidade se estende a questões de confidencialidade de informações sempre que alguém faz uma promessa explícita de honrar a confidencialidade ou, implicitamente, quando informações privadas não diretamente relacionados com o desempenho de seus deveres se torna disponível. A preocupação ética é respeitar todas as obrigações de confidencialidade para os empregadores, clientes e usuários, a menos descarregada a partir de tais obrigações por exigências da lei ou outros princípios deste Código.

Link: https://www.acm.org/about/code-of-ethics

ACM - Association for Computing Machinery



Ou Associação para Maquinaria da Computação(trad. literal).



Em seu site a ACM se declara como a mais educacional e científica sociedade de computação do mundo, oferecendo recursos que promovem a computação tanto como uma ciência como uma profissão. ACM fornece uma biblioteca digital vasta, publicações de ponta, conferências e recursos da carreira para seus membros e profissionais da computação.

Site: https://www.acm.org/

Nesse site vemos publicações, seus membros, conferências, centros de aprendizagem, etc.
Entre essas coisas encontramos o Code of Ethics and Professional Conduct  que foi adotada pelo conselho da ACM em 16 de outubro de 1992.

Esse código é um compromisso de conduta profissional ética esperada de cada membro(membro votante, associados e estudantes) da Association for Computing Machinery.
Consiste de 24 imperativos formulados como declarações de responsabilidade pessoal identificando-os como um compromisso.

Podemos dividir o código em 4 seções onde:
Na primeira seção são descritas condutas éticas consideradas fundamentais.
Na segunda seção encontramos algumas mais específicas.
Na terceira seção as condutas são mais específicas para pessoas que possuem um papel de liderança seja em um traabalho remunerado ou voluntário(como em organizações como a ACM).
Na quarta seção encontramos príncipios que envolvem o cumprimento deste código.

Esse código se destina , primeiro, a servir como base para tomada de decisão ética na condução do trabalho profissional. Segundo, ele pode servir como uma base para julgar alguma queixa formal relativo à violação de ética profissional.

Os imperativos da seção 1 não citam a computação especificamente pois são expressas de uma forma geral para enfatizar que esses príncipios éticos que se aplicam a ética de computador são derivados de princípios éticos mais gerais.

É entendido que algumas palavras e frases estão sujeitas a interpretações divergentes e que qualquer príncipio ético pode entrar em conflito com outros. Essas questões podem ser melhor respondidas se considerarmos primeiramente os principios fundamentais, descartando a necessidade de regulamentos muito detalhados.

Fonte: https://www.acm.org/about/code-of-ethics