domingo, 17 de maio de 2015

O lado humano da computação: Algumas personalidades e suas realizações

A computação tal qual conhecemos é o resultado de uma evolução tecnológica de vários séculos, partilhada por inúmeros personagens. Cada um destes personagens participa da história acrescentando sua pequena ou grande contribuição. Entretanto, embora suas contribuições sejam fundamentais, algumas destas personalidades são desconhecidas ou conhecidas apenas superficialmente por muitos de nós.

Dando continuidade aos relatos sobre o histórico da computação, esta postagem e as seguintes buscarão retomar um pouco do “lado humano” da computação, listando alguns dos nomes cujas contribuições (vide primeiro post) formam os alicerces para a evolução da computação desde as civilizações antigas.

A fim de que a leitura não seja cansativa e para que algumas contribuições possam ter certo nível de detalhamento, serão feitas postagens distintas divididas em:

  • Primórdios da computação 
  • Dispositivos mecânicos
  • Computadores analógicos
  • Computação eletrônica
  • Máquinas mais robustas


Primórdios da computação

Embora o senso comum relacione o termo “tecnologia” a máquinas e equipamentos que solucionam problemas e o termo computação apenas ao uso de uma tecnologia especifica (o computador pessoal tal qual conhecemos atualmente), destaca-se que os termos são bem mais abrangentes.

O termo tecnologia é de origem grega, formado pelas palavras tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). Deste modo, bem mais que máquinas, a tecnologia consiste em conhecimentos (técnico e cientifico) aplicados na fabricação de ferramentas, processos e materiais e modificação do meio ambiente, visando satisfazer as necessidades humanas.

No Dicionário de Informática e Internet, a computação é conceituada como “operação de cálculo aritmético ou lógico realizada automaticamente por uma unidade aritmética e lógica de um computador”. Ainda que o avanço da computação seja percebido como rápido e relativamente recente (considerando os computadores eletrônicos), ao levar que conta que o termo computar significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas, o computador seria o mecanismo que auxilia essa tarefa, proporcionando vantagens no tempo gasto e na precisão.

Considerando o significado do termo computar, é possível fazer uma conexão mais ampla entre o desenvolvimento da computação e sua aplicação na sociedade. Uma análise pode ser feita a medida em que constatamos que a vida em sociedade, o desenvolvimento da lavoura e da pecuária demandaram a necessidade de que o homem primitivo realizasse cálculos. Nesta época, o homem utilizava os próprios dedos para essa tarefa (originando o sistema decimal e os termos “digital” e “digito”) e empregando a tecnologia existente, no caso, gravetos, contas, marcas na parede ou tábuas de argila.

Assim, ainda que pensemos na computação como um marco da história recente, os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular têm origem nos primórdios das civilizações. O ábaco, por exemplo, um instrumento capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros, foi muito utilizado pelas civilizações egípcia, grega, chinesa e romana. Outro exemplo, o quadrante, era um instrumento para cálculo astronômico usado por antigos babilônios e gregos para medir os ângulos entre as estrelas. Relata-se que os antigos gregos chegaram até a desenvolver um computador rudimentar, o Antikythera, um tipo de relógio astronômico constituído por engrenagens de metal e ponteiros e visava evitar cálculos tediosos.

A seguir, abordaremos alguns dos principais nomes relacionados ao surgimento de dispositivos mecânicos.

Fontes:
Conceito de computador - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/computador_#ixzz3aQVQdGep
Conceito de tecnologia - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/tecnologia#ixzz3aQRxfwVe
Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
A Evolução dos Computadores Http://Www2.Ic.Uff.Br/~Aconci/Evolucao.Html
Fonseca Filho, Cléuzio. História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia.  – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007

0 comentários:

Postar um comentário